19 dezembro 2014

Ubuntu Phone será lançado na Europa em fevereiro


Parece que teremos mais um player na concorrência de sistemas operacionais móveis. Na verdade, isto já estava prometido desde janeiro de 2013, quando a Canonical lançou oficialmente o Ubuntu Phone, mas ainda havia ajustes a fazer e fabricantes para cortejar.

Pois bem: eis que agora sai a notícia de que a fabricante BQ (desconhecida por aqui) vai lançar um aparelho com Ubuntu Phone no próximo mês de fevereiro.

O aparelho em questão se chama Aquaris e4.5 e tem as seguintes especificações: tela de 4.5"(qHD - seja lá o que for isso, com resolução 540 x 960 - fraca...), processador ARM Cortex A7 Quad Core 1.3GHz, GPU Mali 400 rodando a 500MHz, 8GB de memória interna, 1GB de RAM, bateria de 2150 mAh e dual-SIM.


A julgar pelas especificações, fiquei até curioso de saber se dá pra instalar uma ROM deste Ubuntu Phone no meu Galaxy S i9000B.

Mas não julguem mal a iniciativa de lançar um aparelho com especificações modestas, porque este foi exatamente o objetivo: lançar um produto com preço e performance equilibrados para chamar a atenção de entusiastas (como nós!) e desenvolvedores.

O preço deve rondar os 150 Euros, e, por enquanto, a empreitada fica só na Europa. Há planos de trazer o Ubuntu Phone para os EUA, mas ainda não se sabe se virá pela própria BQ, pela Meizu ou outro fabricante. A Europa vai servir de termômetro para a aceitação do mercado.

E aí, bateu a curiosidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário