28 janeiro 2015

CM Browser - minha experiência


Graças ao Douglas Baião(cadê ele, que nunca comenta aqui?), a maioria da nossa comunidade não consegue mais se referir ao Opera pelo nome, mas pelo apelido A EXPERIÊNCIA. Mas hoje eu quero falar sobre um browser que tem sido a verdadeira EXPERIÊNCIA para mim na última semana: o Baidu CM Browser!

Na minha concepção, é o melhor navegador que existe para Android, e vou dar a vocês as minhas razões, enquanto coloco as fotos. Primeiro, segue a tela inicial, bastante básica, e onde você pode escolher qual será seu mecanismo de buscas padrão. Além disso, ela já vem com links diretos para Google, Gmail, Hotmail e outros serviços, que você pode personalizar.

A personalização dos balõezinhos usa a mesma mecânica da barra inferior do iOS, onde você mata os aplicativos que estão em segundo plano: você clica e segura um aplicativo, até que tudo começa a balançar. Aí você apaga o que quiser, e, no final, clica em concluir, no fundo da página.

Minha tela inicial, já personalizada
Além disso, você pode fazer outras configurações no browser como um todo e na própria tela inicial. Reparou no item "Mais visitados" aí em cima? Basta clicar nas três linhas que aparecem no fundo da tela, junto ao botão home do CM Browser (sim, é um navegador para Android com acesso fácil ao home!!!), e a tela seguinte aparecerá.

Tela de menu do browser
Clicando em Configurações, você encontrará o seguinte:

Menu Configurações
Todas as configurações acima estão disponíveis para o usuário, mas uma das que mais gostei foi justamente a que se referem ao conteúdo da tela inicial (home):

Configurações da tela inicial (home)
Como eu gosto das coisas dispostas da maneira mais simples possível, vocês podem ver que só marquei "mais visitados", que facilita minha vida na hora de blogar ou moderar, mas se você gosta de ter um aplicativo, por exemplo, de previsão do tempo, na sua tela home, por que não?

Outra coisa que eu achei de uma simplicidade maravilhosa e de muito bom gosto foi a disposição das abas em forma de leque:

Abas em forma de leque do CM Browser
Mas o que conquistou de verdade a minha atenção foi uma coisa que até hoje eu não havia visto em nenhum outro browser móvel, e que tornou a experiência mais próxima de um navegador normal para PC: a simples presença de botões voltar e avançar dentro da própria interface! Sério: nem Chrome, nem Opera, Dolphin, ninguém fez isso! Todo mundo só usando o "voltar" do próprio sistema, e é um parto para avançar depois de ter voltado sem querer!

No fundo da tela, no detalhe: botão voltar ativo e avançar esmaecido
Antes que comece o mimimi, dizendo que a interface ocupa espaço da tela em cima com a barra de endereços e em baixo com o menu voltar/avançar/home/config/abas, vou logo avisando: estas partes da interface não ficam abertas. Elas só aparecem quando você rola a tela toda até em cima, porque o browser entende que você pode estar querendo digitar um novo endereço.

Aliás, em cima, ao lado da barra de endereços, você pode ver um menu na forma de 3 conchinhas pontinhos. Ele apresenta as opções do que você quer fazer com a página atual:

Menu dos três pontinhos
Por todos estes motivos, tenho usado o CM Browser direto no Android, e estou tendo A EXPERIÊNCIA, e isto, claro, além do fato de ele ser beeeem rápido e leve (1.6MB) - não tenho como testar, mas já li por aí que funciona bem até no 2G e sem cache (aliás, ele não acumula cache, para garantir a privacidade) - e contar com suas próprias contramedidas contra Spyware e download de apps com vírus.


E tudo isso com download digrátis no Google Play.

Alguém aí já testou? Conhecem outro browser tão bom? (Baidu não conta!)

MRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário