30 janeiro 2015

Missão cumprida



Conforme avisei ontem, o Y DAY foi um sucesso retumbante, e, assim sendo, estávamos ávidos por um outro day. E ficou marcado para hoje. E, conforme prometido, foi um sucesso!

Hoje foi o DEFCON DAY. Em Inglês, DEFCON é a abreviação de Defense Condition, ou seja: Condição de Defesa. É o que acontece quando um país ou instituição acha que está prestes a ser atacado, e eleva o nível de alerta.

O post de ontem causou frisson, ajudou a reunir a tropa num hangout gigantesco e super divertido e, ontem mesmo, já houve certos sítios da internet que entraram em DEFCON, mostrando suas defesas antes da hora, o que me levou a escrever outro post antes de dormir.

Por falar em dormir, desconfio que teve gente por essas internets da vida que não deve nem ter dormido hoje, além de ter passado o dia em prontidão por algo que não viria. Imaginem o estresse!

Deve ser muito chato ser mal-humorado e se achar tão especial ao ponto de se sentir ameaçado por pessoas que trocam "i" por "y" num comentário. Houve blogs que foram vitimados por nossa brincadeira pueril do Y DAY (pueril até no sentido de inocente, que não causa mal a ninguém!), e não falaram nada, como o Tecnoblog, onde eu mesmo postei comentáryos.

Mas houve quem se achasse o último biscoito (ou a última bolacha, como queiram) do pacote, e, movido por um sentimento de superioridade avassalador e orgulho inquebrantável, se sentiu ameaçado(!) por um simples "y", a ponto de ceifar comentaristas.

Bom, cada cabeça, uma sentença, mas eu só queria, ainda puerilmente, lembrá-los do seguinte:


Enfim, como há muitos trolls soltos por esta internet, também já lancei dois posts ensinando como tretar no sistema de comentário Disqus (parte 1 e parte 2), e quem tiver acesso às informações poderá utilizá-las conforme queira: para o bem, no sentido de melhorar o nível de seus próprios comentários ou de outros comentaristas, ou até para o mal. Mas até nisso estou ajudando, já que minhas dicas servirão aos administradores de blogs (como eu mesmo) a melhor gerir seus comentários - de preferência, sem o autoritarismo de quem prefere o banimento à simples e humana conversa.

Ainda tenho uns posts sobre tretar no Disqus na manga, não temam. Quanto ao DEFCON Day, ele serviu para expor medidas e nos permitir pensar em contramedidas. Além de ter rendido um dia hilário de zoeira interna no Hangouts.

Ou vocês acham que, depois do Y DAY, exporíamos mais alguma zoeira publicamente? Meu pai, que é um troll com "T" maiúsculo, sempre usou uma frase politicamente incorreta mas muito precisa: guerra avisada só pega aleijado.

Agora, o papo é só entre nós, no Hangouts, sem aviso prévio e apenas para nossa própria diversão. Já podem sair do DEFCON. E obrigado pelas risadas ao longo do dia.

Com amor,

MRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário