26 janeiro 2015

Nexus 6 não tem leitor biométrico por causa da Apple



O Nexus 6, produzido pela Motorola, ainda nem chegou ao Brasil, mas nossa internet brasileira está cheia de reviews deste aparelho tão aguardado. Dentre as novidades, era esperado que ele trouxesse um leitor de impressões digitais, mas isso não aconteceu, e isto pode ter sido culpa da Apple!

Muito se especulou sobre o porquê de a Motorola ter lançado um Android puro com especificações tão boas e sem o leitor biométrico, até que o The Verge publicou um artigo bombástico culpando a Apple.

Lembra do Motorola Atrix? Ele vinha com um leitor de impressões digitais, que era fabricado pela Authentec. E adivinha quem comprou a Authentec???? Eu ouvi "guerra de patentes", auditório?

A Apple comprou a empresa para integrar sua tecnologia ao Touch ID, e, claro, aproveitou para dar uma leve sacaneada na concorrência. A Motorola, coitada, ficou chupando o dedo, a ponto de seu CEO, Dennis Woodside, ter declarado que aquele sensor era o único que poderia garantir uma experiência de uso suficientemente boa para integrar em seus dispositivos, e, assim sendo, seria melhor simplesmente não colocar um substituto neste Nexus, já que o projeto havia sido todo elaborado para suportar aquele hardware.

Ponto positivo para a Motorola, que até cogitou mas não implantou a instalação de um leitor inferior só para não deixar de adicionar este tipo de tecnologia. A meu ver, uma decisão madura e com foco no consumidor.

Underwood Woodside minimiza os efeitos negativos da ausência do leitor no Nexus 6, já que o aparelho tem vendido muito bem desde seu lançamento em novembro passado.

Mas e agora? Como ficam os outros sistemas móveis enquanto a Apple tem a hegemonia daquele que é considerado o melhor sensor de impressões digitais disponível no mercado para smartphones? Será que o Google ou a Microsoft têm alguma carta na manga?

Não percam o próximo e emocionante capítulo deeeeeee.....

MRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário